0

A importância do exame oftalmológico em crianças

Em geral os pais só levam as crianças para fazerem exames oftalmológicos quando acham que algo está errado com a criança. “Meu filho bate muito com a cabeça e tropeça muito.”, “ Ele tem dor de cabeça direto.”, “ Minha filha está tendo dificuldade em se concentrar.”  ou quando o pediatra já diagnostica alguma doença que pode afetar a visão.

Isso deve mudar! Devemos fazer as avaliações dos pequenos, com um médico oftalmologista, desde o nascimento.  A avaliação serve tanto para verificar como está a acuidade visual, como diagnosticar precocemente e indiretamente outras doenças, como por exemplo: doenças oculares diversas, doenças reumáticas e até tumores cerebrais.

Uma problema muito comum na infância, é quando apenas um olho apresenta um “grau alto”.  As crianças, principalmente na fase pré-verbal, não costumam se queixar de dificuldade visual quando  afeta só um olho, pois realiza suas atividades com a boa visão do “olho bom”.

A identificação de alguma alteração visual evita possíveis alterações no desenvolvimento do olho e por vezes, quando corrigidas precocemente pode até corrigir alguns problemas definitivamente.

Leve seu filho desde pequeno para uma avaliação no oftalmologista!

 

Dr. Rodrigo de Pinho Paes Barreto
Oftalmologista – CRM 5273689-9

Instagram: @dr.rodrigobarreto
www.oftamoclinicapinho.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *